quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Samba...o ritmo que encanta o brasileiro e o mundo inteiro!





O dia nacional do samba, idealizado por um vereador baiano, o Sr. Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso (grande compositor brasileiro), tendo nessa, a data em que Ary Barroso pisou em Salvador pela primeira vez. Desde então, o dia 2 de dezembro tornou-se o dia nacional do samba e é comemorado em muitos locais do Brasil, principalmente na Bahia e no Rio de Janeiro. No estado Fluminense há uma enorme aglomeração de pessoas na Central do Brasil, as quais, lotam vagões de trem em direção a Central e começam suas rodas de samba dentro do trem mesmo.

Este ritmo que tanto que tanto encanta seus amantes, merece comemoração todos os dias do ano, bem como os ritmos da diversidade e da cultura múltipla que só o nosso Brasil é capaz de produzir. São tantos rostos, tantas etnias, que ao ouvirem a melodia inconfundível, graciosa e clássica do samba, se deixam levar por essa música magnifica que tanto fala aos nossos ouvidos e acalenta os corações desejosos de alegria e emoção.

Feliz idéia teve o vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, que ao propor o dia Nacional do Samba, eternizou na memória dos brasileiros um dia só dele. Desse ritmo inconfundível surgiram e surgirão compositores de tal grandeza que fazem de um simples toque de um cavaquinho, o ponta pé inicial para histórias de amor, de dor, de alegrias e tristezas.

Salve o samba, salve a pluralidade brasileira, salve o Brasil e a sua infinita diversidade!






Marco Barcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário