quarta-feira, 2 de março de 2011

CARNAVAL – O BRASIL QUER FESTEJAR


O carnaval é sem dúvida a festa de maior expressão no Brasil. E as escolas de samba dão um colorido todo especial a esta festividade.

A primeira escola de samba do Brasil surgiu em 12 de agosto de 1928, tendo por nome “deixa falar”. Anos mais tarde seu nome foi modificado para Estácio de Sá. A partir de então foram surgindo outras escolas de samba no Rio de Janeiro e Também em São Paulo. Hoje em dia as escolas de samba fazem, grandes desfiles, organizadas em Ligas de Escolas de Samba, e são avaliados alguns quesitos como organização, figurino, tempo de desfile, etc. (http://www.brasilescola.com Em 27/02/2011)

O site http://www.miniweb.com.br/cidadania/dicas/carnaval.html informa que: “Nem um décimo do povo participa hoje ativamente do carnaval— ao contrário do que ocorria em sua época de ouro, do fim do século XIX até a década de 1950. Entretanto, o carnaval brasileiro ainda é considerado um dos melhores do mundo, seja pelos turistas estrangeiros como por boa parte dos brasileiros, principalmente o público jovem que não alcançou a glória do carnaval verdadeiramente popular. Como declarou Luís da Câmara Cascudo, etnólogo, musicólogo e folclorista, ‘o carnaval de hoje é de desfile, carnaval assistido, paga-se para ver. O carnaval, digamos, de 1922 era compartilhado, dançado, pulado, gritado, catucado. Agora não é mais assim, é para ser visto". (http://www.miniweb.com.br/cidadania/dicas/carnaval.html Em 27/02/2011)





As Escolas de Samba inovam a cada ano trazendo figurinos, carros alegóricos cada vez mais belos e criativos. Os sambas enredo, (cada ano compõe-se um novo para cada escola), falam, principalmente, da cultura popular brasileira, mas também vão além fronteiras contando história de países, homenageando outros deles sempre com a irreverência e criatividade que são peculiares do povo brasileiro.
           
            Não bastassem todas as prerrogativas já citadas, o colorido ditado palas escolas de samba na avenida, são uma mostra da proporcionalidade que os desfiles tem, evidenciando nossa diversificada cultura, que é fruto da miscigenação de diversas etnias, mas que se igualam quando o assunto é carnaval.

















          



  Seres mitológicos, entidades, personalidades, países, culturas, basta um tema e um pedaço de papel para que os muitos contadores de história/estória façam com que uma fábrica de sonhos ganhe vida. Através de sambas enredo, passamos a conhecer fatos, lendas, mitos de lugares e tempos diferentes, tempos que talvez não tenham sido vividos, mas contados com tanta veracidade que acaba tornando-se verdade, ou até mesmo vivido e contado com tanta riqueza de detalhes através das letras, das alegorias, das fantasias, e estes elementos misturados num mundo de magia nos transporta para dentro desta história, onde acabamos fazendo parte dela. Isto é o carnaval...


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

(http://www.brasilescola.com visitado em 27/02/2011.)




                                               Autores: Alexandre Silva e Marco Barcelos. 28/02/2011.







Nenhum comentário:

Postar um comentário