sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carnaval, a grande festa popular!






O carnaval, esta festa tão popular no Brasil que reúne milhares de foliões, teria sua origem na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C. é o que nos traz o Site www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm em texto de Gabriela Cabral. (visitado em 23/02/2011). E ela reforça que os gregos e romanos, inseriram bebidas alcoólicas e orgias a esta festa, o que fora muito condenado pela Igreja. No entanto a Igreja adota esta festa a partir do ano 590 d.C. e esta passa a ser comemorada em datas oficiais, o que bania as orgias e os “atos pecaminosos”, e que causou algum espanto na população antes acostumada a festejar a sua maneira pelas alegrias e conquistas.
            O mesmo site diz ainda que o carnaval chegou ao Brasil aproximadamente em 1723, sob influência européia, e ocorria através de desfiles de pessoas mascaradas e fantasiadas. Somente no século XIX é que surgem os blocos carnavalescos com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à que conhecemos hoje. (Cabral, Gabriela. Em www.brasilescola.com.br visitado em 23/02/2011.)
Porém, outra informação referente a início desta festa conhecida como carnaval, diz o seguinte:

A história da festa que hoje mobiliza milhares de pessoas durante o ano tem início controverso: alguns dizem que já existiam comemorações parecidas nas sociedades greco-romanas e egípcias da antiguidade, e outros argumentam que o verdadeiro carnaval nasceu na Idade Média, com o surgimento da Quaresma criada pela igreja Católica. (www.45graus.com.br/conheca-um-pouco-da-historia-do-carnaval-pelo-mundo,cultura,35533.html visitado em 23/02/2011).

            O site www.45graus.com.br informa que “no ano de 604, o papa Gregório I definiu que, num período do ano, os fiéis deveriam se dedicar exclusivamente às questões espirituais. Seriam 40 dias”, antes da Páscoa, “em que se deveria evitar sexo, carnes vermelhas e festas. Quase quinhentos anos depois, a irmandade católica definiu as datas oficiais da chamada 'Quaresma', e o primeiro dia dela se chamaria ‘quarta-feira de cinzas’.
            Aconteceu que os dias antes dessa quarta-feira começaram a ser de intenso consumo de carnes, bebidas e de festa. A esse período deu-se o nome de ‘adeus à carne’, ou ‘carne vale’ em italiano, que, depois, passou a ser ‘carnevale’. A palavra virou sinônimo do que seria uma espécie de antônimo da Quaresma. “As ruas enchiam-se de gente fazendo tudo aquilo que não se devia ou não se podia fazer durante o resto do ano.” (www.45graus.com.br visitado em 23/02/2011).
            O site http://artes.com/carnaval/historia.html diz que: em diversos locais do mundo existem "Centros de Excelência responsáveis pela criação e irradiação dos modelos da festa de carnaval.
Cada Centro de Excelência do Carnaval, age como verdadeira usina de forças centrípetas absorvendo as culturas dos povos e de forças centrífugas irradiando os modelos de carnaval para o mundo. Os padrões de carnaval irradiados sofrem adaptações nas cidades em que os carnavais ocorrem." 
            No Brasil, as escolas de samba dão um colorido todo especial a esta grande festa, que é vista e apreciada pelo mundo todo, em desfiles memoráveis e encantadores aos olhos de quem vê.
Controversa ou não, religiosa ou pagã, o certo é que esta festa fora adotada e incorporada pelo povo brasileiro, tornando-se expressão da cultura popular, através da construção, inicialmente, das músicas chamadas “marchinhas de carnaval”, que dão um toque especial a esta festa, juntamente com os sambas enredo. E ambos expressam a total genialidade criativa deste povo tão sofrido, mas que encontra nesta festividade um momento de extrapolar suas angústias e sofrimentos.
Venha você também pra esta festa! Afinal, se Deus é brasileiro, porque não podemos comemorar o carnaval como filhos legítimos que somos?

                                              Autor: Marco Barcelos. 23/02/2011.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
www.45graus.com.br Visitado em 23/02/2011.
www.brasilescola.com.br Visitado em 23/02/2011.
http://www.overmundo.com.br Visitado em 23/02/2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário