sexta-feira, 22 de abril de 2011

SALVE JORGE!

Dia 23 de abril é dia de São Jorge, o santo guerreiro, pai iluminado dos seus filhos do terreiro...


...Jorge nasceu no século III na Capadócia, Ásia menor território hoje pertencente à Turquia. Nascido em família nobre, fora soldado do exército romano e teria perseguido os cristãos. Porém, reza a lenda, que ele não mais concordava com esta perseguição e se revoltara contra o Império de Roma e suas incessantes atrocidades aos seguidores do cristianismo. Sendo ele um nobre e tendo posses, distribuiu tudo o que tinha, abandonando o militarismo e passando a viver entre os cristãos. Era a conversão daquele que se tornaria símbolo de fé e força, não mais negando o cristianismo. Causa pela qual morreria mais tarde.
São Jorge é padroeiro de inúmeros países. Entre eles estão Inglaterra, Portugal, Catalunha, Lituânia, inclusive a cidade de Moscou. Padroeiro também da cavalaria do exército brasileiro.
A lenda que o torna um matador de dragão, viria da mitologia nórdica, onde Jorge pela sua bravura e valentia, salva uma princesa das garras desse temido monstro matando-o.
No Brasil Ogum, orixá de matriz africana, faz sincretismo com São Jorge. Ogum na mitologia Yorubá, é o orixá ferreiro, senhor dos metais, forjava suas ferramentas, tanto para caça como para a guerra.
São Jorge é o santo de devoção de inúmeras personalidades, dentre elas Zeca Pagodinho. Músicos cantam suas glórias e todos os filhos de Jorge professam com fé:

Marcos Barcellos

EU ANDAREI VESTIDO E ARMADO COM AS ARMAS DE JORGE
PARA QUE MEUS INIMIGOS TENDO PÉS NÃO ME ALCANCEM
TENDO MÃOS NÃO ME PEGUEM, TENDO OLHOS NÃO ME VEJAM
E NEM EM PENSAMENTOS ELES POSSAM ME FAZER MAL
ARMAS DE FOGO O MEU CORPO NÃO ALCANÇARÃO
FACAS E LANÇAS SE QUEBREM SEM O MEU CORPO TOCAR
CORDAS E CORRENTES SE ARREBENTEM SEM O MEU CORPO AMARRAR!
JESUS CRISTO ME PROTEJA E ME DEFENDA,
COM O PODER DE SUA SANTA E DIVINA GRAÇA!
VIRGEM DE NAZARÉ ME CUBRA COM O SEU MANTO SAGRADO E DIVINO,
PROTEGENDO-ME EM TODAS AS MINHAS DORES E AFLIÇÕES!
QUE DEUS COM SUA DIVINA MISERICÓRDIA E GRANDE PODER
SEJA MEU DEFENSOR CONTRA AS MALADES E PERSEGUIÇÕES DOS MEUS INIMIGOS!
GLORIOSO SÃO JORGE, EM NOME DE DEUS ESTENDA-ME O SEU ESCUDO E AS
SUAS PODEROSAS ARMAS, DEFENDENDO-ME COM A SUA FORÇA E COM A SUA
GRANDESA, E QUE DE BAIXO DAS PATAS DE SEU FIEL GINETE, MEUS INIMIGOS FIQUEM
HUMILDES E SUBMISSOS A VÓS.
ASSIM SEJA COM O PODER DE DEUS, DE JESUS E DA FALANGE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!
SÃO JORGE ROGAI POR NÓS!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário