sábado, 26 de março de 2011

OS REPENTES DO MEU BRASIL...

http://www.ceara.com/repentistas.htm visitado em 24/3/2011).www.facom.ufba.br/pexsites/musicanordestina/gloss.htm visitado em 24/3/2011).
O Brasil, país continental, é dotado de uma gigantesca mescla de culturas regionais, que forma o todo nacional! Isso fica muito evidente nos repentes dos versejadores, trovadores, repentistas e pajadores de norte a sul deste país.
            O repente, conhecido também como uma espécie de desafio, é uma tradição incorporada na cultura brasileira (principalmente no nordeste), cuja origem remonta aos trovadores medievais. Este gênero musical É composto por uma mescla entre a poesia e a música e é cantado por uma dupla que improvisa (o "repente"), sobre os mais variados temas, ao som de uma música extremamente simples -quase monótona- tocada em violões ou violas que, invariavelmente, denotam um uso excessivo.
Enquanto um toca o vilão ou a viola, o outro improvisa. Ao final de um verso de geralmente seis a dez linhas, o outro começa a improvisar e quem estava cantando passa a tocar. Os turistas viram "doutor" e "doutora", e são objeto de comentários produzidos pela prodigiosa imaginação dos repentistas; os melhores garantem uns dez minutos de gargalhadas, tanta sua criatividade." (
O repente é constituído de inúmeros modelos de métrica e rima, e seu canto geralmente acompanhado de instrumentos musicais. Quando o instrumento utilizado é o pandeiro, o repente é chamado de coco de embolada. Já acompanhado do violão, denomina-se cantoria.
É uma música oriunda da Península Ibérica, aonde chegou por influência dos mouros. No Brasil, o repente desembarcou, há mais de 200 anos, trazido pelos portugueses. (
O repente depende muito da criatividade do artista. Afirma-se também que a "mais pura manifestação cultural do nordestino vem do coração. São as poesias, as rimas, os repentes. É uma inspiração quase divina. Um reflexo da vida, dos costumes e dos hábitos de um povo simples, mas extremamente criativo." (
http://www.nordesterural.com.br/ visitado em 24/03/2011).www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/repente.htm vemos que "sua origem remota a formação do povo brasileiro, pois é de origem árabe, e foi introduzido no Brasil a partir dos Portugueses. O Desafio Português que se fixou no Brasil seguiu o processo Clássico do acompanhamento musical. No Sul do Brasil o desafio adota características diferentes do Nordeste, passando a ter na musica caráter menor de desafio entre os tocadores/cantores, e passando a ser mais descritiva, a musica é cantada ao mesmo tempo que é tocado o instrumento, sempre juntos. No Nordeste, por exemplo, particularmente o canto é independente do acompanhamento musical. Os instrumentos tocam exclusivamente quando ninguém esta cantando".www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/repente.htm visitado em 24/3/2011).www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/repente.htm
             A partir da leitura do site
O mesmo site informa ainda que "no Sul e Nordeste a Música sofre mudanças quando a sua função no repente, pois no Sul ela é cantada e acompanhada pelos instrumentos, e no Nordeste os cantadores só cantam sem acompanhamento musical, servindo para dar espaço entre a pergunta e a resposta do outro cantador (elemento fundamental do repente no Nordeste). As letras das musicas são sempre cantadas após os músicos fazerem suas apresentações individuais, as musicas podem ser sobre: adivinhações, enigmas, curiosidades (das mais variadas), histórias sagradas, insultos, histórias de cidades, e diversos outros assuntos. Os Instrumentos Musicais são fundamentais no Repente, devido às regiões eles são mais utilizados, em alguns locais são utilizados violas (10 ou 12 cordas), sanfona e pandeiro, sempre ao par". (
No Rio Grande do Sul ocorre a trova (uma construção poética proferida em sextilha), onde os trovadores escolhem um tema aleatório, ou pré-determinado, acompanhada pelo som da gaita (ou acordeon), e a "pajada". Esta última é uma poesia oral, feita também de improviso, em Décima Espinela, acompanhada do dedilhar do violão e declamada pelo pajador.
O gênero musical chamado Samba de partido-alto, "partido-alto ou simplesmente partido, é um sub-gênero do samba, surgido na década de 1930 nos terreiros (atuais quadras) das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro. Apesar de ser um dos estilos de samba mais tradicionais, não existe um consenso entre praticantes e estudiosos, menos ou mais eruditos, para definir o que seria essa derivação do samba, muito também pelas mudanças pelo qual ele passou de sua origem, em meados do século XIX, até os dias atuais. Em linhas gerais, o partido-alto do passado seria uma espécie de samba instrumental e ocasionalmente vocal (feito para dançar e cantar), constante de uma parte solada, chamada "chula" (que dava a ele também o nome de samba raiado ou chula-raiada), e de um refrão (que o diferenciava do samba corrido). Já o partido-alto moderno seria uma espécie de samba cantado em forma de desafio por dois ou mais contendores e que se compõe de uma parte de coral (refrão ou "primeira") e uma parte solada com versos improvisados ou do repertório tradicional, os quais podem ou não se referir ao assunto do refrão".
 
 
REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS:
Todos os sites visitados em 24/3/2011.




 

Marco Barcelos.
http://www.ceara.com/repentistas.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido-alto
www.facom.ufba.br/pexsites/musicanordestina/gloss.htm
http://www.nordesterural.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/repente

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