segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Samba – da favela para o mundo!

O samba ritmo genuinamente brasileiro, é a expressão da cultura popular!
            O nome samba teria sua origem derivado do termo angolano “semba”, a qual significa umbigada, maneira como a “semba” era dançada.
            Com o fim da escravidão no Brasil, e o Rio de Janeiro tendo permanecido como a sede do governo republicano, muitos dos ex-escravos migraram de algumas partes do Brasil para lá, em busca de melhores condições de vida. Afirma-se então que o samba carioca teria recebido grande influência de ritmos advindos da Bahia, provavelmente trazidos por estes cidadãos negros, agora libertos.
            Tendo como origem os morros cariocas, o primeiro samba a ser gravado no Brasil data de 1917, cantado por Baiano, trazia o nome - Pelo Telefone - e foi escrita por Mauro de Almeida e Donga.
Porém a consolidação do samba se deu somente a partir dos anos 1940, com o apoio do então chefe de estado Getúlio Vargas.
O rádio teve grande parcela de contribuição para a divulgação deste ritmo nascido no Brasil. E a partir da década de 1930 passa a transmitir o samba para os lares brasileiros.
Podemos citar alguns nomes consagrados de sambistas, criadores de canções eternizadas no imaginário popular. Entre eles estão: Noel Rosa autor de Conversa de Botequim; Dorival Caymmi de O Que é Que a Baiana Tem? ; Cartola com As Rosas Não Falam; Adoniram Barbosa de Trem das Onze; Ary Barroso com Aquarela do Brasil.
A partir da década de 1970, uma nova safra de sambistas começa a surgir. Músicos que evidenciam o samba em seus trabalhos com grande contribuição para a cultura brasileira. Entre eles estão: Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Elza Soares, Jorge Aragão, João Nogueira, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Aldir Blanc, Chico Buarque e João Bosco. 
Citemos ainda outros nomes que evidenciaram o samba no Brasil e no mundo como: Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Pixinguinha, Ataulfo Alves, Elton Medeiros, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Nelson Sargento, Clara Nunes, Jacob do Bandolim, Lamartine Babo, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, entre outros.
O samba, portanto, é expressão de um povo, às vezes sofrido, que transforma este sofrimento, não só em lamento, mas em canções belíssimas que traduzem a genialidade popular, imortalizando cantigas que povoam o imaginário dos ouvintes através deste ritmo especificamente brasileiro.


                                               Autor: Marco Barcelos. 24/01/2011.


Referências bibliográficas:
Sites visitados:
- www.anpocs.org.br/portal/publicações visitado em: 22/01/2011
- www.unesp.br visitado em 22/01/2011
- www.sambando.com/historiadosamba visitado em: 23/01/2011
- www.cifraantiga3.blogspot.com visitado em: 23/01/2011
- www.sambacarioca.com.br visitado em: 23/01/2011
- www.suapesquisa.com/samba visitado em: 23/01/2011







Nenhum comentário:

Postar um comentário